EMDR
abordagem
O EMDR (sigla em inglês que significa Dessensibilização e Reprocessamento por meio de Movimentos Oculares) é uma abordagem terapêutica que utiliza técnicas e procedimentos de estimulação dos hemisférios cerebrais. Os estímulos bilaterais, que podem ser oculares, táteis ou auditivos, facilitam o acesso a imagens, crenças, emoções e sensações relacionadas as experiências traumáticas, sejam traumas no desenvolvimento (relacionais e sistemáticos) ou traumas de choque (eventos pontuais), reduzindo a intensidade emocional associada as experiências. Tem como pressuposto que diversos transtornos mentais, sintomas, padrões emocionais e comportamentais podem estar associados a memórias armazenadas de maneira disfuncional. O EMDR atua ativando o cérebro, facilitando a criação de novos caminhos neurais e o processamento adaptativo de informações relacionadas as experiências.
Como efeito do trauma nós temos uma perda de variabilidade nas possibilidades de resposta às afetações do mundo, respondemos a experiências do presente com base no que ficou fixado a partir do que foi vivenciado no passado.
O EMDR é reconhecido como um tratamento eficaz para diversos transtornos mentais, entre eles o Transtorno de Estresse Pós-Traumático, Transtornos Alimentares, Transtornos Dissociativos, Transtornos de Ansiedade, Síndrome do Pânico e Depressões.